Mobilidade Urbana

Metrô Insight

São Paulo, Sao Paulo
Sala de cocriação

Metrô Insight

Sempre que é tratado o assunto de Mobilidade nos Centros Urbanos lembramos dos caminhões,que geram morosidade no trânsito, acarretando também o stress. Temos a realidade de caminhões circulando de ponto a ponto na cidade e às vezes, costurando a cidade inteira para a entrega final dos mesmos.Um sistema mais ágil para descarregar a carga, até o destino mais próximo, seria uma boa solução de Mobilidade para os centros urbanos. Tanto quanto a poluição que causa doenças,esse sistema também é uma forma de diminuir a quantidade de acidentes nas vias públicas.

A idéia seria:

Ter trens de Metrô exclusivos nas Linhas Coloridas do Metrô, com uma hora a combinar entre as empresas e o Metrô Insight, para não haver problemas quanto ao tempo de parada desses vagões para o descarregamento.(Turno da madrugada) (Assim como no CEAGESP), (Tem muita gente querendo trabalhar;))) Portas extensas e sanfonadas. Tendo a idéia que não haveria janelas, e o vão seria então bem maior, para agilizar a entrada e saída dos produtos e a chegada do próximo trem.... assim como produtores de espetáculos que tem um tempo útil, para desmontar um palco e montar o outro...

O sistema de transporte dessas pequenas cargas, para distribuição nas regiões das linhas coloridas do metrô .... teria um distribuidor com outro pequeno transporte para fazer a redistribuição na região. A depender da quantidade, peso e mercadoria até um moto-taxi, faria a entrega no seu baú. Ex: Distribuidoras de revistas, cigarros etc.

A forma de retirada da mercadorias,seria através de um código de barras, que o distribuidor cadastrado teria que retirar ou uma senha específica para a retirada do produto. Um sistema meio parecido como os de entregas dos correios.

Com um sistema simples de trilhos instalados no teto do metro (principalmente na parte das escadas) seria possível colocar pequenos elevadores que andariam na diagonal (tipo tirolesa, mas ao invés de uma pessoa, transportariam uma pequena plataforma com carga em cima). Acho que isso resolveria o problema de "como chegar a superfície".

Poderiam ter também pequenos armazéns perto das estações para que as mercadorias ficassem até a hora de serem pegas pelos entregadores, ou até mesmo diretamente pelas pessoas que viriam a recebe-las, já que nem todas as entregas podem ser feitas na madrugada.

<-> <-> <-> <-> <-> <-> <-> <-> <->
Co-criação a partir de perguntas para resignificar o projeto : (Para transportar carga, serão necessários novos vagões?) A carga seria a mesma da pesagem geral que se tem com pessoas dentro do vagão ... Vagões Novos? Sim e talvez ... vagões com portas sanfonadas poderiam agilizar a retirada das mercadorias. (As estações de metrô servem o trajeto de mercadorias? e se sim, as estações estão preparadas para embarque e desembarque de mercadorias, caminhões e etc...?)(Como descer e subir as mercadorias utilizando o sistema atual de escadas rolantes das estações? Como fazer isso viável? ) * A depender do volume das mercadorias, a príncipio sim ! Pois a priori, estamos querendo reduzir o trânsito de caminhões e entregas, e pequenas entregas circulem de ponta a ponta da cidade, além do trânsito diminuir, diminuiria a poluição também.

Já existe um projeto, que foi elaborado para utilização dos rios das marginais serem navegáveis para transporte de Carga e de passageiros . A depender do material. Que sabe também esse seria um segundo passo .


Dado interessante que faz parte de estatísticas econômico-sociais com relação a saúde e índices de poluição.
http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/5118/pesquisamostraquesemmetrospteria75maismorteeprejuizodeus18bilhoes/

Gostou desta ideia? Talvez você curta estas também =)

  1. Metrô Insight

    Iniciada por Raquel Nascimento

    Metrô Insight Sempre que é tratado o assunto de Mobilidade nos Centros Urbanos lembramos dos caminhões,que geram morosidade no trânsito, acarretando também o stress. Temos a r...

    Mobilidade UrbanaMobilidade Urbana
    • 0
  2. BikeIT! - site de mapeamento de lugares amigos da bicicleta

    Iniciada por Sabrina Duran

    Quem usa a bicicleta como meio de transporte na cidade está, primordialmente, indo a destinos específicos. Sendo assim, chegar em algum lugar com a bicicleta e encontrar um espa...

    Mobilidade UrbanaMobilidade Urbana
    • 8
  3. Educação Ambiental Criativa e Colaborativa

    Iniciada por Raquel Nascimento

    Educação Ambiental Criativa e Colaborativa, como forma de desenvolver condições para um mundo de paz . O QUE É ESTA IDEIA A idéia é criar, em cada comunidade do país, rede...

    Redes de AprendizagemRedes de Aprendizagem
    • 9
Gostou

Colabore com referências e mais informações para o desenvolvimento desta ideia. Ajude a elaborar as necessidades e próximos passos!

Você precisa fazer login para poder colaborar.

Picture?type=square
Publicada há quase 2 anos

Precisa de Dicas pra sua ideia decolar?

http://festivaldeideias.org.br/ideias/5-redes-de-aprendizagem/ideia/724-toro-de-ideias-dicas-para-os-criativos-do-fdi

Responder
Picture?type=square
Publicada há 2 anos atrás

Maravilhosa ideia!! ecologicamente interessante ...Desejo que num futuro breve, o metro unifique as grandes e medias cidades tanto na agilização de mercadorias como de pessoas .... e que assim as cidades possam exteriorizar suas belezas naturais tão sacrificadas pelo desenvolvimento.

Responder
Picture?type=square
Publicada há 2 anos atrás

oi Raquel

esse é um modelo de plano de negócios sociais, se vc quiser usar...

1- Descrição geral da ideia

2- Modelo de negócio (vai ser uma ONG? Um negócio social? Uma empresa?)

Vantagens (quais são as vantagens desse modelo de negócio escolhido?): Vantagens para quem investir Vantagens para os beneficiários Vantagens para o negócio

3- Missão, Valores e Princípios

4- Objetivos (quais são os objetivos q queremos alcançar?) Objetivos Econômicos: Objetivos Sociais: Objetivos Ambientais:

5- Serviços Oferecidos (oq vamos oferecer?)

6- Análise de Fatores (Diagnóstico preliminar)
a) Tendências – (oq esta acontecendo neste área hoje? Existe espaço para crescer?)
b) Público Alvo – (quem serão nossos clientes/beneficiários?)
c) Concorrência – (existe concorrência?)
d) Parcerias – (quais são as possíveis parcerias?)

7- Organização (Como vamos funcionar?)
a) Equipe de trabalho - (quantos vão trabalhar diretamente na ideia e quais suas funções?)
b) Conselho Diretor - (quem vai mandar? a coordenação pode ser compartilhada?)
c) Plano Operacional – (a ser construído)
d) Localização geográfica – (onde será a sede? E pq?)
e) Instalações e equipamentos – (oq precisaremos para funcionar?)

8- Plano de Ação/Cronograma (quais serão as ações do primeiro ano de vida da ideia? No 1º. e 2º. Semestres?)

9- Questões legais e de regulamentação (a ideia tem embasamento legal? Ou seja pode ser feita no Brasil seguindo as normas vigentes?)

10- Análise Financeira
a) Estimativa de Investimento:
b) Estimativa de custos fixos:
c) Estimativa de custos variáveis:
d) Fonte de recursos:
e) Retorno do investimento:
f) Meta financeira:

11- Riscos e desafios (quais são os principais problemas q a ideia vai enfrentar para ser executável?)

12- Referências (onde fomos buscar as informações utilizadas neste plano?)

Responder
Picture?type=square
Publicada há 2 anos atrás

Vou delineando aos poucos conforme irem surgindo as idéias e as colaborações .... ;)

Responder
Picture?type=square
Publicada há 2 anos atrás

Olá Seiji .... vou verificar dado a dado então darei um retorno, só hoje retornei a plataforma .... grata pelas dicas .... ;)

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Grata Kiko ! .... Mais uma Colaboração para a Idéia do Metrô Insight ! Dá uma espiada e se curtirem, manda um curtir na parte esquerda do link.....

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Achei o máximo Raquel! Parabéns!

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Acho muito interessante a ideia de transportar cargas via trilhos do Metro...
Algumas dúvidas, talvez vc até tenha explicado mas pra mim não ficou muito claro.
A ideia é que o transporte de cargas seja feito enquanto o transporte de pessoas está interrompido (madrudaga)?? certo?? Pq isso poderia ser um incentivo para que o Metro ficasse aberto até mais tarde, ou até nunca fechasse. Sendo assim seria possivel intercalar trens de carga e trens de pessoas de acordo com os horarios de mais fluxo de pessoas. Ou seja, durante o dia muitos trens de pessoas e poucos de carga e durante a madrugada varios trens de carga e pouco de pessoas... Isso fazia parte do seu pensamento também?? (Raquel Nascimento)

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

@Rafael D Alessandro Pires Olá ! Não é o advogado do Diabo não, isso é só uma idéia semente .... não acredito que seja viável para o momento, por que tudo também dependeria da Companhia do Metrô e as "Empresas Transportadoras", mais bom para pensar que há outros meios de melhorar a mobilidade urbana em todos os sentidos !
*(Para transportar carga, serão necessários novos vagões?)*
A carga seria a mesma da pesagem geral que se tem com pessoas dentro do vagão ... Vagões Novos? Sim e talvez ... vagões com portas sanfonadas poderiam agilizar a retirada das mercadorias.
*(As estações de metrô servem o trajeto de mercadorias? e se sim, as estações estão preparadas para embarque e desembarque de mercadorias, caminhões e etc...?)*(Como descer e subir as mercadorias utilizando o sistema atual de escadas rolantes das estações? Como fazer isso viável? ) * A depender do volume das mercadorias, a príncipio sim ! Pois a priori, estamos querendo reduzir o trânsito de caminhões e entregas, e pequenas entregas circulem de ponta a ponta da cidade, além do trânsito diminuir, diminuiria a poluição também.

Já existe um projeto, que foi elaborado para utilização dos rios das marginais serem navegáveis para transporte de Carga e de passageiros . A depender do material. Que sabe também esse seria um segundo passo .

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Aproveitando o comentário do Diego, faço os seguintes questionamentos:

Para transportar carga, serão necessários novos vagões?
Os trilhos do metrô comportam essa carga, que seria maior?
As estações de metrô servem o trajeto de mercadorias? e se sim, as estações estão preparadas para embarque e desembarque de mercadorias, caminhões e etc...?
Como descer e subir as mercadorias utilizando o sistema atual de escadas rolantes das estações? Como fazer isso viável?

Gente desculpa fazer o Advogado do Diabo, mas eu acho que é essa a ideia do Festival.

Abraços

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Sim Diogo.... Como o tempo entre o trem e outro é bem curto, imaginei ser um pouco mais difícil pois interromperia a função principal do Metrô. O turno da madrugada, seria menos corrido mais poderia haver sim, mais alguns vagões para as pessoas que precisassem transitar na madrugada.... o único problema que penso também é na segurança.... que seria um segundo fator a ser abordado.

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Acredito que se houvesse uma pequena modificações dos horários entre comercio, bancos, escritórios, industrias e afins. Teria-se um fluxo menor entre horários ditos de picos, beneficiando a todos que se utilizam de metro, ónibus, carros, veículos de entrega etc...

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Olá Luis, a princípio isso seria o ideal... somente a logística seria um pouco mais complicada ... pensei no turno noturno, por que o fluxo é livre.... e a desculpa dos caminhoneiros, ou distribuidores, é que eles não querem fazer a entrega no horário noturno... e São Paulo vive 24 horas no ar também ....

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Raquel, gostei muito da sua ideia. O mais interessante, é como você pensou na logística e na facilidade de acesso que as empresas poderão ter na distribuição. Imagine ter essa facilidade em uma estrutura pronta (menos custos), que de certa forma poderá poluir menos e será bom para todos! Parece um sonho, pensar em dividir menos espaço com caminhões e saber que os motoristas poderão ter melhores condições de trabalho, sem ter que contar com todo o estresse que sofrem hoje.Creio que para dar certo, precisará de incentivos Públicos e Privados, mas principalmente boa vontade de empresas privadas em desafogar o trânsito e pensar em redução de custos e sustentabilidade a longo prazo. Imagine, se ainda pudermos contar com mais Pólos de Distribuição Setorizados na Cidade, e um sistema que informe em tempo real onde está cada carga/produto.

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Sim é isso mesmo Aline ...A idéia seria, a retirada pela empresa distribuidora ... e a distribuição nos distritos ... gostei da colaboração .... em tempo real também, dá pra fazer um quadro de quando é o melhor momento para a retirada ....

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Gostei muito!

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

excelente!!!

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Idéia Genial, isto possibilita se investir em mais vias ferroviárias para fora da cidade do que desalojar população de baixa renda e desmatar nossa Serra da Cantareira

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Sim, entendo também que a idéia poderia partir de dentro para fora e de fora para dentro ! Extendendo-se também as linhas de trens comuns (ferrovias) .... massa !

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Ei @Mutirão Cult Quebrada

Responder
Picture?type=square
Publicada há mais de 2 anos

Ideia incrivel!

Responder