Mobilidade Urbana

LibrasSAC

São Paulo, Sao Paulo
Sala de cocriação

Segundo VYGOTSKY (1993), “a linguagem possui além da função comunicativa, a função de constituir o pensamento. O processo pelo qual a criança adquire a linguagem segue o sentido do exterior para o interior, do meio social para o individual”.

Assim sendo, o problema do surdo não é orgânico e sim social, cultural. A nossa realidade, como nos mostra o histórico da educação de surdos, é que as crianças surdas não têm contato com a língua de sinais desde pequenas, e como não podem adquirir a língua oral num ritmo semelhante ao das crianças ouvintes, elas, na esmagadora maioria das vezes, sofrem atraso de linguagem.

Os serviços em texto são muitas vezes ineficientes, pois a grande maioria da população surda não é capaz de expressar satisfatoriamente em Português escrito. Apenas 3% dos surdos possuíam ensino médio concluído em 2003, de acordo com o MEC.

“Eu já enviei muitas vezes as mensagens para meu pai? Eu fiquei preocupado meu pai? Depois você me aviso cadê meu pai? Eu alivio. Entendeu?”

A mensagem acima exemplifica a forma como um surdo, que teve acesso à rede de educação, se expressa em português. O entendimento é bastante complicado mesmo para uma mensagem simples. Que tipo de desentendimento poderia ser gerado entre sua empresa e seu cliente se comunicando desta forma?

Percebe-se então uma necessidade de respeita o DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005, que declara que empresas do poder público e as que detêm concessão ou permissão de serviços públicos, devem apoiar o uso e difusão da libras”. Pois enquanto o processo educacional não conseguir suprir a demanda atual e trabalhar o português como uma segunda língua para os surdos de forma satisfatória, o idioma do seu próprio país, português, continuará sendo um obstáculo para o acesso a informação.

O LibrasSAC é uma ferramenta SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) em Libras (Língua Brasileira de Sinais) destinado à instituições que desejarem atender aos seus clientes surdos em sua própria língua (Libras), respeitando-os em sua cultura e "diferença", bem como promover a imagem das instituições ao realizar a Responsabilidade Social e Acessibilidade para Todos.

Gostou desta ideia? Talvez você curta estas também =)

  1. Sistema de Aprendizagem Interativo

    Iniciada por Jhonatan Souza

    <b><font align="center">Sistema de Aprendizagem Interativo</font></b> <b>Estudo de caso, por que desenvolver o projeto?</b> <p>Todos os dias, vivemos as mesmas coisas, com...

    Redes de AprendizagemRedes de Aprendizagem
    • 0
  2. Alfabetização Digital

    Iniciada por Fernando Barreto de Almeida

    Ideia: A ideia é levar o contato com a tecnologia aos excluídos, nos mesmos moldes que a Alfabetização Solidária faz com o letramento, aproveitando toda a sua infraestrutura já...

    Redes de AprendizagemRedes de Aprendizagem
    • 0
  3. Incubadora de Cidadãos

    Iniciada por Bruno Pir

    Como cobrar o poder público? Como saber se os recursos públicos estão chegando onde deveriam? Como se organizar em comunidade? Como fiscalizar os políticos? Quais são meus d...

    Redes de AprendizagemRedes de Aprendizagem
    • 4
Gostou

Colabore com referências e mais informações para o desenvolvimento desta ideia. Ajude a elaborar as necessidades e próximos passos!

Você precisa fazer login para poder colaborar.

Nenhuma colaboração enviada ainda. Que tal ser o primeiro e dar vida para esta ideia?